Ajuste no Histórico – Domínio Conexo

 

  • Se em seu histórico consta uma disciplina cujos créditos foram lançados como “Outros” e não estiverem no cômputo total dos créditos, faça solicitação de ajuste através do seguinte link.

 


 

Alunos Especiais

 

  • Inscrição de acordo com as instruções a serem disponibilizadas na página do PPG duas semanas antes do prazo do Calendário Acadêmico.

 


 

 Aproveitamento de Créditos

  • Disciplinas cursadas na UnB;
  • Disciplinas cursadas em outras IES;
  • Pedido deve ser feito através de peticionamento eletrônico. Neste link, a SAA estabeleceu um passo-a-passo detalhado. Essa iniciativa tem como objetivo simplificar e agilizar as demandas dos alunos e usuários externos, aumentando sua satisfação com os serviços oferecidos, além de facilitar o atendimento das demandas para as unidades da UnB.

 


 

Banca de Defesa de Tese/Dissertação

 

  • Marcar a Defesa: a marcação da banca de defesa deve ser realizada pelo orientador do aluno diretamente no SIGAA. O procedimento para essa solicitação deve ser realizado de acordo com o as orientações previstas no guia dos procedimentos para para defesa de dissertação/tese.
  • Resultado da defesa: o orientador do discente deve comunicar a secretaria sobre o resultado do exame de defesa de dissertação/tese (aprovado/reprovado) e solicitar, via e-mail, a consolidação do resultado no histórico escolar do discente.
  • Após a defesa: o SIGAA estabeleceu procedimentos pós-defesa a serem realizados pelo discente, orientador e secretaria/coordenação. As informações sobre esses passos estão no Guia de Procedimentos Gerais para Defesa de Dissertação/Tese e também no Fluxo de Atividades Pós Defesa_SIGAA (RESUMIDO).
  • Para informações mais detalhadas, os guias abaixo detalhem os procedimentos para a defesa de dissertação/tese
  • GUIA DOS PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE (PASSO A PASSO)
  • GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DOCENTES
  • GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DISCENTES
  • FLUXO DE ATIVIDADES PÓS DEFESA-SIGAA (RESUMIDO)
  • Desde outubro de 2019, as bancas de defesa terão as atas/relatórios de defesa assinados eletronicamente. Essa etapa somente será realizada após todos os procedimentos requeridos pelo SIGAA serem finalizados. Alunos e membros da banca que sejam externos à UnB deverão fazer cadastro no SEI para assinar a ata de defesa conforme as seguintes instruções:

    a) acessar o portal SEI (http://www.portalsei.unb.br/);

    b) selecionar a opção <Usuário Externo e Aluno> para acessar a tela de cadastro  e localizar o campo <Acesso para Usuário Externo>, optando por <Clique aqui se você ainda não está cadastrado>;

    c) o sistema irá dar acesso a outra tela para cadastro de pessoas físicas com demandas em processos administrativos na instituição (<Clique aqui para continuar>);

    d) enviar o cadastro para autorização.

  • DISCENTE: DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS PARA O E-MAIL DA SECRETARIA PARA O INÍCIO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA NO SEI (APENAS APÓS FINALIZAR TODAS AS ETAPAS NO SIGAA)

(INFORMAÇÃO IMPORTANTE) - COMPOSIÇÃO DAS BANCAS

 

Mestrado:

- A Comissão Examinadora será presidida pela(o) Docente Orientadora(Orientador), esta(e) sem direito a julgamento, e composta por dois Membros Titulares, sendo pelo menos uma(um) não vinculada(o) à Universidade de Brasília, e por uma(um) Suplente, e será aprovada pelo CPPGA, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado.

 

Doutorado:

- A Comissão Examinadora será presidida pela(o) Docente Orientadora(Orientador), esta(e) sem direito a julgamento, e composta por três membros titulares e uma(um) Suplente.

- Dentre os Membros Titulares, uma(um) deve ser vinculada(o) à Universidade de Brasília e dois externos à Universidade de Brasília


 

Credenciamentos para Orientação/Coorientação

 

  • Orientação Plena (Mestrado e/ou Doutorado):

1.      Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento;

2.     Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPGA;

3.      Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.

 

  • Orientação Específica:

1.      Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento;

2.     Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPGA;

3.      Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.

 

  • Coorientação:

1.      Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento como Coorientador;

2.     Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPGA;

3.      Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.

 


 

Embrapa

 

  • Discentes devem pegar o Termo da Embrapa preenchido e assinado com a unidade da Embrapa em que desenvolverão a pesquisa, além do Plano de Atividades. Outras instruções e documentos:
    • Aluno deve apresentar Histórico Escolar atualizado, de preferência o documento emitido através do Matrícula Web com certificação digital;
    • O ingresso e a saída da Pós-Graduação (subcláusula segunda), está preenchido com mês e ano de entrada e mês e ano de saída do aluno? Não serão contabilizados os semestres e sim os meses. Informar o mês e o ano de ingresso na Pós-Graduação. A saída deve vir preenchida com a contagem de mais 24 meses se for Mestrado ou 48 meses se Doutorado. Ex: O ano letivo do aluno de Doutorado começou em março de 2016. O documento deve ser preenchido: Ingresso em: Mar/2016 e Saída em: Fev/2020;
    • Todas as páginas devem estar rubricadas;
    • Deixou a cláusula sétima (vigência) em branco? O prazo de vigência da Cláusula Sétima deverá vir em branco, pois será preenchido de acordo com o histórico escolar do estudante;
    • Testemunhas devem assinar;
    • Estudante deve assinar;
    • Data final deve estar em branco;
    • Campo período no Plano de atividades deve estar em branco;
    • Dados do orientador devem estar preenchidos no Plano de Atividades;

 


 

Emissão do Diploma

 

  • Mestrado: após a defesa, deve-se comprovar a submissão de artigo a revista de Qualis mínimo B1, conforme o Regimento, para obtenção do “nada consta” da Secretaria;
  • Doutorado: após a defesa, deve-se comprovar a submissão de artigo a revista de Qualis mínimo B1, conforme o Regimento, além do artigo já publicado necessário à Defesa, para obtenção do “nada consta” da Secretaria;
  • O diploma pode ser obtido em formato digital no Portal do Aluno ou pessoalmente na SAA (prédio da Reitoria).

 


 

Monitoria II

 

 


 

Prorrogação de Prazo de Defesa

 

  • Preencher o formulário de prorrogação e anexar todos os documentos nele listados, além da versão prévia da Tese ou Dissertação;
  • Anexar também qualquer documentação que seja mencionada ou utilizada na justificativa para a prorrogação;
  • Enviar toda a documentação por e-mail à Secretaria;
  • Para entrar com o pedido, é preciso ter concluído todos os créditos e ter qualificado.

 


 

Qualificação

 

  • Marcar Qualificação: a marcação da qualificação deve ser realizada pelo orientador do aluno diretamente no SIGAA. O procedimento para essa solicitação deve ser realizado de acordo com o as orientações previstas no guia dos procedimentos para qualificação.
  • Entrega da Qualificação: o orientador do discente deve comunicar a secretaria sobre o resultado do exame de qualificação (aprovado/reprovado) e solicitar, via e-mail, a consolidação do resultado no histórico escolar do discente.
  • Para informações mais detalhadas, o orientador deve consultar o Guia de Procedimentos Gerais para Docentes.
  • GUIA DOS PROCEDIMENTOS PARA QUALIFCAÇÃO (PASSO A PASSO)
  • GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DOCENTES

 

 (INFORMAÇÃO IMPORTANTE) - COMPOSIÇÃO DAS BANCAS

 

Mestrado:

O exame de qualificação de Mestrado será conduzido por uma Comissão examinadora, presidida pelo professor orientador, este sem direito a julgamento, e integrada por outros dois membros titulares, com pelo menos um membro externo ao Programa, e um suplente. Esta Comissão será homologada pelo CPPGA.

Doutorado:

O exame de qualificação de Doutorado será conduzido por uma Comissão examinadora, presidida pelo professor orientador, este sem direito a julgamento, e integrada por outros três membros titulares, com pelo menos um dos membros externo ao Programa, e um suplente. Esta Comissão será homologada pelo CPPGA.


 

Retirada de Matrícula em Disciplina

 

  • Realize o pedido por e-mail à Secretaria; o prazo é até a data que completa 25% de cada semestre letivo.

 


 

Revisão de Menção

 

 


 

Trancamento de Matrícula em DISCIPLINA e trancamento GERAL DE MATRÍCULA