Ajuste no Histórico – Domínio Conexo
- Se em seu histórico consta uma disciplina cujos créditos foram lançados como “Outros” e não estiverem no cômputo total dos créditos, faça solicitação de ajuste através do seguinte link.
Alunos Especiais
- Inscrição de acordo com as instruções a serem disponibilizadas na página do PPG duas semanas antes do prazo do Calendário Acadêmico.
Aproveitamento de Créditos
- Disciplinas cursadas na UnB;
- Disciplinas cursadas em outras IES;
- Pedido deve ser feito através de peticionamento eletrônico. Neste link, a SAA estabeleceu um passo-a-passo detalhado. Essa iniciativa tem como objetivo simplificar e agilizar as demandas dos alunos e usuários externos, aumentando sua satisfação com os serviços oferecidos, além de facilitar o atendimento das demandas para as unidades da UnB.
Banca de Defesa de Tese/Dissertação
- Marcar a Defesa: a marcação da banca de defesa deve ser realizada pelo orientador do aluno diretamente no SIGAA. O procedimento para essa solicitação deve ser realizado de acordo com o as orientações previstas no guia dos procedimentos para para defesa de dissertação/tese.
- Resultado da defesa: o orientador do discente deve comunicar a secretaria sobre o resultado do exame de defesa de dissertação/tese (aprovado/reprovado) e solicitar, via e-mail, a consolidação do resultado no histórico escolar do discente.
- Após a defesa: o SIGAA estabeleceu procedimentos pós-defesa a serem realizados pelo discente, orientador e secretaria/coordenação. As informações sobre esses passos estão no Guia de Procedimentos Gerais para Defesa de Dissertação/Tese e também no Fluxo de Atividades Pós Defesa_SIGAA (RESUMIDO).
- Para informações mais detalhadas, os guias abaixo detalhem os procedimentos para a defesa de dissertação/tese
- GUIA DOS PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE (PASSO A PASSO)
- GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DOCENTES
- GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DISCENTES
- FLUXO DE ATIVIDADES PÓS DEFESA-SIGAA (RESUMIDO)
- Desde outubro de 2019, as bancas de defesa terão as atas/relatórios de defesa assinados eletronicamente. Essa etapa somente será realizada após todos os procedimentos requeridos pelo SIGAA serem finalizados. Alunos e membros da banca que sejam externos à UnB deverão fazer cadastro no SEI para assinar a ata de defesa conforme as seguintes instruções:
a) acessar o portal SEI (http://www.portalsei.unb.br/);
b) selecionar a opção <Usuário Externo e Aluno> para acessar a tela de cadastro e localizar o campo <Acesso para Usuário Externo>, optando por <Clique aqui se você ainda não está cadastrado>;
c) o sistema irá dar acesso a outra tela para cadastro de pessoas físicas com demandas em processos administrativos na instituição (<Clique aqui para continuar>);
d) enviar o cadastro para autorização.
- DISCENTE: DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS PARA O E-MAIL DA SECRETARIA PARA O INÍCIO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA NO SEI (APENAS APÓS FINALIZAR TODAS AS ETAPAS NO SIGAA)
(INFORMAÇÃO IMPORTANTE) - COMPOSIÇÃO DAS BANCAS
Mestrado:
- A Comissão Examinadora será presidida pela(o) Docente Orientadora(Orientador), esta(e) sem direito a julgamento, e composta por dois Membros Titulares, sendo pelo menos uma(um) não vinculada(o) à Universidade de Brasília, e por uma(um) Suplente, e será aprovada pelo CPPGA, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado.
Doutorado:
- A Comissão Examinadora será presidida pela(o) Docente Orientadora(Orientador), esta(e) sem direito a julgamento, e composta por três membros titulares e uma(um) Suplente.
- Dentre os Membros Titulares, uma(um) deve ser vinculada(o) à Universidade de Brasília e dois externos à Universidade de Brasília
Credenciamentos para Orientação/Coorientação
- Orientação Plena (Mestrado e/ou Doutorado):
1. Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento;
2. Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPGA;
3. Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.
- Orientação Específica:
1. Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento;
2. Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPGA;
3. Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.
- Coorientação:
1. Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento como Coorientador;
2. Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPGA;
3. Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.
Embrapa
- Discentes devem pegar o Termo da Embrapa preenchido e assinado com a unidade da Embrapa em que desenvolverão a pesquisa, além do Plano de Atividades. Outras instruções e documentos:
- Aluno deve apresentar Histórico Escolar atualizado, de preferência o documento emitido através do Matrícula Web com certificação digital;
- O ingresso e a saída da Pós-Graduação (subcláusula segunda), está preenchido com mês e ano de entrada e mês e ano de saída do aluno? Não serão contabilizados os semestres e sim os meses. Informar o mês e o ano de ingresso na Pós-Graduação. A saída deve vir preenchida com a contagem de mais 24 meses se for Mestrado ou 48 meses se Doutorado. Ex: O ano letivo do aluno de Doutorado começou em março de 2016. O documento deve ser preenchido: Ingresso em: Mar/2016 e Saída em: Fev/2020;
- Todas as páginas devem estar rubricadas;
- Deixou a cláusula sétima (vigência) em branco? O prazo de vigência da Cláusula Sétima deverá vir em branco, pois será preenchido de acordo com o histórico escolar do estudante;
- Testemunhas devem assinar;
- Estudante deve assinar;
- Data final deve estar em branco;
- Campo período no Plano de atividades deve estar em branco;
- Dados do orientador devem estar preenchidos no Plano de Atividades;
Emissão do Diploma
- Mestrado: após a defesa, deve-se comprovar a submissão de artigo a revista de Qualis mínimo B1, conforme o Regimento, para obtenção do “nada consta” da Secretaria;
- Doutorado: após a defesa, deve-se comprovar a submissão de artigo a revista de Qualis mínimo B1, conforme o Regimento, além do artigo já publicado necessário à Defesa, para obtenção do “nada consta” da Secretaria;
- O diploma pode ser obtido em formato digital no Portal do Aluno ou pessoalmente na SAA (prédio da Reitoria).
Monitoria II
- Providenciar toda a documentação aqui listada e enviar por e-mail ou entregar pessoalmente na Secretaria, desde que dentro do prazo do Calendário Acadêmico.
Prorrogação de Prazo de Defesa
- Preencher o formulário de prorrogação e anexar todos os documentos nele listados, além da versão prévia da Tese ou Dissertação;
- Anexar também qualquer documentação que seja mencionada ou utilizada na justificativa para a prorrogação;
- Enviar toda a documentação por e-mail à Secretaria;
- Para entrar com o pedido, é preciso ter concluído todos os créditos e ter qualificado.
Qualificação
- Marcar Qualificação: a marcação da qualificação deve ser realizada pelo orientador do aluno diretamente no SIGAA. O procedimento para essa solicitação deve ser realizado de acordo com o as orientações previstas no guia dos procedimentos para qualificação.
- Entrega da Qualificação: o orientador do discente deve comunicar a secretaria sobre o resultado do exame de qualificação (aprovado/reprovado) e solicitar, via e-mail, a consolidação do resultado no histórico escolar do discente.
- Para informações mais detalhadas, o orientador deve consultar o Guia de Procedimentos Gerais para Docentes.
- GUIA DOS PROCEDIMENTOS PARA QUALIFCAÇÃO (PASSO A PASSO)
- GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DOCENTES
(INFORMAÇÃO IMPORTANTE) - COMPOSIÇÃO DAS BANCAS
Mestrado:
- O exame de qualificação de Mestrado será conduzido por uma Comissão examinadora, presidida pelo professor orientador, este sem direito a julgamento, e integrada por outros dois membros titulares, com pelo menos um membro externo ao Programa, e um suplente. Esta Comissão será homologada pelo CPPGA.
Doutorado:
- O exame de qualificação de Doutorado será conduzido por uma Comissão examinadora, presidida pelo professor orientador, este sem direito a julgamento, e integrada por outros três membros titulares, com pelo menos um dos membros externo ao Programa, e um suplente. Esta Comissão será homologada pelo CPPGA.
Retirada de Matrícula em Disciplina
- Realize o pedido por e-mail à Secretaria; o prazo é até a data que completa 25% de cada semestre letivo.
Revisão de Menção
- Deve-se preencher o seguinte formulário e enviar para o e-mail da Secretaria ou entregar pessoalmente, dentro do prazo do Calendário Acadêmico.
Trancamento de Matrícula em DISCIPLINA e trancamento GERAL DE MATRÍCULA
- Realize o formulário de trancamento, devidamente preenchido, por e-mail à Secretaria, desde que dentro do prazo do Calendário Acadêmico.
- O formulário de pode ser acessado clicando aqui: Formulário de Trancamento